Maria da Paixão
Instituto FMM
As 7 Mártires e Assunta

Província
Instituto
Igreja
Mundo
Amigos FMM
Voluntariado
Pastoral Juvenil/ Vocacional
Abre e vê
Quem somos
O que fazemos
Onde estamos
Amoreira da Gândara Fratel Porto - Maria Missionária
Arcozelo Funchal - Santa Clara Porto - S. Francisco
Beja Funchal - São Jorge Porches
Braga Lisboa - Casa Provincial Setúbal
Bragança  Lisboa - Chelas V. N. de Santo André
Charneca Caparica Lisboa - Cristo da Boa Morte Vila de Rei
Coimbra   Lisboa - Olivais  

 

 




 







Amigos do Instituto FMM

Viagem à França - Do sonho à realidade
Locais da Fundadora, Maria da Paixão

O grupo de 24 «Amigos do Instituto FMM», acompanhado por três Irmãs, guarda as melhores lembranças da sua viagem a Nantes, St. Brieuc e Paris, de 21 a 25 Setembro 2012, em alegria, boa disposição e fraternidade.

O castelo do FORT, em Nantes, onde Maria da Paixão passou a sua infância e juventude, foi o ponto de apoio: aqui dormimos três noites e daqui partíamos para visitas várias na região.
Uma dessas visitas foi à quinta dos Châtelets, perto de St. Brieuc, o primeiro noviciado, a partir do qual se expandiu o Instituto aos cinco continentes.

A lembrança mais profunda que nos ficou foi o Acolhimento das Irmãs,  tanto no Fort como nos Châtelets. 
No FORT sentíamo-nos em casa. Nos Châtelets, toda a comunidade reunida nos esperava na imponente avenida de entrada, e com a comunidade almoçámos. Além de visitas guiadas tivemos, nestas duas casas, uma sessão áudio-visual sobre a sua história.

Deixando a Bretanha, fomos para Paris, passando por Lisieux. 
Na cidade de Nantes, no castelo do FORT e na quinta dos Châtelets tudo nos falava de Maria da Paixão.

Em Lisieux, Santa Teresinha do Menino Jesus e seus Pais, contemporâneos de Maria da Paixão, nos falaram de santidade. E terminámos em Paris, cidade da luz e do equilíbrio da beleza.

(Testemunhos dos Participantes)






Viagem à França, 21-25 Setembro 2012


Os Amigos do Instituto FMM vão conhecer os lugares da Fundadora, Maria da Paixão, natural de NANTES, na região da Bretanha, França.




Três dias na região bretã possibilitam conhecer a cidade de NANTES, banhada pelo rio Loire; o castelo do Fort, a 6 kms da cidade, onde Hélène de Chappotin (Maria da Paixão) viveu a sua infância e juventude; a cidade de St. BRIEUC, em cujos arredores se situa a quinta dos Châtelets, onde o Instituto teve o seu desenvolvimento inicial com o primeiro noviciado, a partir do qual se expandiu a outros países da Europa e aos outros continentes.


Em NANTES, é possível admirar o seu famoso núcleo medieval e a bela catedral gótica, assim como o actual movimento urbano, como cidade europeia considerada com mais vida.


Os dois últimos dias são dedicados a Paris, com breve desvio a Lisieux,  para conhecer o Carmelo onde vivei e morreu Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões.


Em Paris, uma visita guiada mostrará os lugares  históricos mais significativos.   Qualquer turista não se cansa de ver os Champs Elysés e a Catedral Notre Dame, que juntamente com a torre Eiffel,  constituem  o ex-libris da cidade da luz.

O grupo,  formado por 24 Amigos, acompanhados por três Irmãs FMM, conta com 8 participantes da  ilha da Madeira, 1 do Algarve, 1 de Abrantes e 14 da Grande Lisboa.

Viaja de avião entre Lisboa e Paris, e de autocarro privativo nas deslocações do itinerário.


                                                                                           Página anterior


Franciscanas Missionárias de Maria © 2011. Todos os direitos reservados.